× Fale Conosco

Agende uma consulta.

Enviar via
Ou ligue para (41) 99154-8533
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    A Importância de um Sistema de Cobertura TPO

    Imagine uma empresa tendo uma parada não programada de meio dia devido ao gotejamento em uma das linhas de produção mais sensíveis da fábrica. O prejuízo certamente é da ordem de milhões de reais. A seguir confira o nosso artigo sobre A Importância de um Sistema de Cobertura TPO:

    Esse cenário poderia ter ocorrido na linha de pintura da unidade da Renault no Paraná se não fosse a ação rápida para eliminar infiltrações.

    Instalação sobre telhas

    Nesse caso em especial, ocorrido em 2011, a Saneplan, primeira empresa a instalar uma membrana de TPO no Brasil, realizou todo o serviço de instalação da manta TPO no telhado do prédio de pintura da Renault. Uma das grandes vantagens de retrolift em telhados existentes é que não há necessidade de troca do mesmo, porque a membrana TPO é instalada sobre o telhado já existente e, para quem não pode parar nenhum segundo, esse benefício é valioso. Você continua a produzir enquanto resolvemos o seu problema.

    A Saneplan enxerga os benefícios da membrana TPO para indústrias, centros de distribuição, shopping centers e hipermercados. Exemplo disso foi o trabalho realizado para uma grande rede do varejo no Rio Grande do Sul, a Cia. Zaffari. Foram refeitas diversas coberturas com membrana TPO com o objetivo de acabar com vazamentos e infiltrações, bem como melhorar o isolamento térmico. Mais conforto para os clientes e redução no consumo de energia para a empresa. Segundo técnicos da Saneplan, a redução da temperatura pode chegar até a 10 graus com a membrana instalada.

    Como funciona

    Pioneira na atuação com a membrana termoplástica de poliolefina (TPO) no Brasil desde 1998, a Saneplan explica como funciona a instalação do produto. São essas as etapas para um telhado já existente:

    1º Instalação de placas de 20 a 25 mm de isolante térmico e/ou placas de OSB sobre a telha para deixar a superfície plana

    2º Colocação da membrana TPO, com espessura de 1,2 mm e emendas realizadas por termofusão, com equipamento suíço robotizado

    Vantagens do sistema TPO

    Uma das maiores vantagens para as empresas é a vida útil estimada de até 35 anos do sistema para coberturas novas ou obras de retrolift. Isso por si só já traz uma confiabilidade muito grande. Além disso, a garantia, conjunta com o fabricante dos materiais, varia de dez a 20 anos, dependendo da espessura e do plano de manutenção. É o fim das constantes e indesejadas manutenções a cada chuva…

    Outro benefício é a rapidez na execução do serviço, em um prazo reduzido comparado a outras alternativas mais onerosas, você tem seu problema resolvido. Independente do tamanho do telhado, o sistema pesa menos de 3 quilos instalado.

    Sistema presente no Centro de Distribuição do Grupo Boticário em SP

    Foi toda essa eficiência que levou Grupo Boticário a contratar a Saneplan para implantação da manta TPO no seu Centro de Distribuição em Registro/SP. O CD, tinha uma cobertura metálica com aproximadamente dez anos e já apresentava infiltrações e sinais de corrosão, especialmente porque estão próximos do mar.

    Outra vantagem em um telhado com tantas interferências como zenitais, claraboias e chaminés, e a possibilidade de vedar perfeitamente estes elementos, garantindo a estanqueidade do conjunto. Além disso, não há restrições ao trânsito de pessoas, podendo caminhar normalmente na cobertura, sem a preocupação de amassar uma telha e correr o risco de ter acúmulo de água e possibilidade de aumentar ou iniciar uma corrosão com o passar dos anos ou criar um ponto de infiltração.

    No novo telhado com TPO na cor branca também vai melhorar a refletância e o isolamento térmico. E, com certeza, a empresa é uma das líderes no segmento cosmético porque demonstra preocupação com os mínimos detalhes, prevenindo-se de problemas que eventualmente poderiam ocorrer no futuro e acarretar prejuízos. Se um dos pontos de infiltração caísse num equipamento, poderia parar a linha de expedição. Sem expedir, fica sem vender e, sem vender, é queda no faturamento. A empresa fez a opção por não correr esse risco. E a sua? Entre em contato conosco e saiba mais como esse sistema ajuda sua empresa a ter mais produtividade. #saneplan #membranatpo #retrolifttelhado # impermeabilizacaotelhado #isolamentotermicotelhado

    Muitas construções industriais ainda possuem telhados de fibrocimento com necessidade de manutenção ou substituição do mesmo. Isso ocorre especialmente pelo fato de que o material é mais barato em comparação com outros tipos de telhas, como metálica, sanduíche, sendo comum notar muitas coberturas de indústrias desse tipo em várias regiões do Brasil.

    Ao analisar apenas custo, as empresas deixam de verificar as desvantagens desse tipo de cobertura. Essas telhas quebram muito facilmente e, sem um isolante térmico, acabam aquecendo o local. Isso significa que, no final das contas, haverá mais custos de manutenção do telhado e possivelmente mais gastos com sistemas de refrigeração interna.

    Solução para retrolift

    Se você possui uma empresa com esse tipo de telhado, promover o retrolift é mais fácil do que você imagina. A Saneplan, referência no Brasil desde 1988 em coberturas, vem atuando com o material chamado Enduris. Trata-se de um revestimento à base de silicone, material resistente e que pode aumentar significativamente a durabilidade de um telhado. O produto necessita apenas de uma demão, sem emendas e sem necessidade de primer, aplicado com airless. O Enduris é líquido e monocomponente. Depois da aplicação, ele fica emborrachado, o que traz diversos benefícios.

    O novo produto é voltado para os segmentos da indústria, comércio, shopping centers, supermercados, que buscam soluções de longo prazo. Locais com coberturas com mais de dez anos de uso, com infiltrações ou corrosão, e nos quais outros materiais falharam, são candidatos ideais para receber o sistema.

    Entre as vantagens do sistema, destaca-se o fato de ser inibidor da corrosão. Mesmo que o telhado tenha corrosão, o Enduris interrompe o processo. Além disso, vai impermeabilizar a cobertura, bem como é um excepcional isolante térmico.

    Rapidez na aplicação

    Além do telhado de fibrocimento, o Enduris pode ser aplicado sobre telha metálica e outros materiais com uma única camada. Fabricado pela GE, mundialmente conhecida, o Enduris possui cinco, dez ou 15 anos de garantia, que varia conforme a espessura do material adquirido. A aplicação do produto é rápida, cerca de 700 metros quadrados por dia com uma única demão, porque o normal para essa mesma função com outros materiais é a necessidade de duas a três demãos.

    Como funciona

    No sistema de cobertura Enduris realizado pela Saneplan, inicialmente é verificada a necessidade de uma lavagem do telhado, feito o acabamento em toda sobreposição das telhas, passando uma demão do produto e um véu de poliéster. Além disso, é feito o tratamento com o próprio Enduris em todas as cabeças de parafuso que existem na cobertura. Por fim, é aplicado o produto com uma demão.

    Esta é uma tecnologia que a Saneplan aponta ser muito promissora para quem tem problemas de impermeabilização e telhados do tipo fibrocimento. Tudo depende, é claro, da análise da cobertura para realizar um diagnóstico preciso sobre a real necessidade e aplicação do Enduris.

    A Saneplan está concluindo neste mês um trabalho com Enduris na CCM do Brasil, importadora de maquinário e implementos agrícolas, que possuía problemas com impermeabilização.

    Com mais de 25 anos de mercado, a Saneplan utiliza tecnologias e sistemas mundialmente reconhecidos, adequados a cada obra e suas especificidades.

    Com um alto teor de sólidos, baixo VOC, alta refletância e um SRI de 111, pode ser aplicado sobre telhas, lajes, TPO, EPDM, metal, PVC, HYpalon, manta asfáltica, concreto, fazendo com que o Enduris seja uma ótima opção para o retrofit de telhados, principalmente de fibrocimento.

    O Sistema GE Enduris, que conta com FM Approved, é composto ainda por três componentes:

    Revestimento para Telhados: GE Enduris Roof Coating

    Revestimento líquido, 100% de silicone, baixo VOC, com alto teor de sólidos, aplicado em uma única demão. Enquanto o uso de primer não é necessário, um bloqueador de exsudação asfáltica pode auxiliar na economia de energia e um agente limpante de EPDM pode ajudar a melhorar a adesão.

    Tela de reforço: GE RF100 Reinforcing Fabric

    Tela de reforço, flexível e fácil de usar, incorporada entre camadas de selante veda praticamente todas as emendas, juntas, cantos e fissuras. Disponível nas larguras de 10 cm, 15 cm e 30 cm em rolos de 33 metros.

    No post sobre a importância de um sistema de cobertura TPO, verificamos a importância de uma cobertura de qualidade, se você reside em Curitiba e região e precisa de serviços relacionados a telhados e coberturas, a Max Telhados surge para inovar todas as linhas de telhados com os melhores produtos que há no mercado, telhados em Curitiba de qualidade é na Max Telhados!

    Selante para emendas: GE Enduris Seam Sealant

    Selante líquido, monocomponente, 100% de silicone, de baixo VOC para juntas, emendas e fissuras, oferece desempenho duradouro na vedação de água, é resistente ao tempo e a condições atmosféricas, sem se degradar.

    Por fim, é importante salientar que nada que a Saneplan oferece é produto de prateleira, porque são soluções personalizadas para que o cliente tenha o melhor custo-benefício no longo prazo. Por isso, os especialistas da Saneplan realizam o diagnóstico inicial e, a partir daí, é estudado o melhor serviço para cada necessidade apresentada. Ficou interessado? Entre em contato com a Saneplan.



    Deixe um comentário